quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

RESENHA: AS AVENTURAS DE TINTIM

CLIQUE PARA LER EM ZOOM

AS AVENTURAS DE TINTIM
SINOPSE:
Depois de comprar uma bela miniatura de um veleiro chamado Licorne, o jovem jornalista e aventureiro Tintim (Jamie Bell) se vê sequestrado pelos homens do vilão Sakharine (Daniel Craig) para encontrar um tesouro antigo, afundado em local desconhecido na era clássica dos piratas.

Durante a viagem, conhece o capitão Haddock (Andy Serkis), um aloprado alcoólatra que o ajuda (junto com o cachorrinho Milú, é claro) na luta contra Sakharine e seus capangas. 

-x-

Apesar de eu ter lido na juventude os quadrinhos de Tintim (Tintin, no original), eu não fui na época grande fã, pois todos os álbuns de luxo da época que eu lia (Tintim, Luke Luke, Asterix) foram eclipsados pelos meus favoritos, que são os do Mortadelo e Salaminho, que até hoje releio e morro de rir.

Mesmo assim, reconheço a nostalgia de quem era fã de Tintim, pois eram grandes aventuras no bom estilo escapista, tipo Indiana Jones.

Aliás, Steven Spielberg conheceu Tintim depois de ler sobre comparações entre a hq e Os Caçadores da Arca Perdida, quando ele comprou os álbuns, gostou e comprou os direitos para um dia filmar.

Peter Jackson, fã desde jovem, se uniu também na produção do filme, trabalhando junto a Spielberg na concepção do universo de Tintim. Com a união de forças de dois gênios do cinema, o resultado só poderia ser estonteante!
MILÚ E O CAPITÃO HADDOCK, DANDO UMA DE RAMBO!

A animação em CGI (computação gráfica) de Tintim é magnífica! Uma das mais realistas que já vi. Tem vários momentos em que por exemplo, aparece a mão de algum personagem, e podemos jurar que é uma mão real, que o diretor colocou de propósito em frente a câmera para trapacear e economizar alguns milhares de dólares em animação.

Spielberg adotou a mesma técnica de captura usada em O Senhor dos Anéis e Avatar, de modo que apenas o estilo caricatural dos rostos dos personagens é que mostra ser um desenho, mesmo que com movimentos impressionantemente humanos.

Dos principais personagens, somente o cachorrinho Milú (Milou em francês ou Snowie em inglês) é animado da forma tradicional "antiga" de CGI.
UMA AVENTURA NO "BOM ESTILO" DE INDIANA JONES
O filme tem ação na medida certa, e aquele tom de seriado antigo tão gostoso. Spielberg se esbalda criando confusões com coreografias tão intrincadas, que queremos assistir várias vezes.

Eu apenas senti que o final foi meio morno, acabando de repente demais, mostrando que deve ter continuação, mas ta valendo!

Nota 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.