segunda-feira, 12 de agosto de 2013

RESENHA: CÃES DE ALUGUEL


RESERVOIR DOGS
Policial, thriller, ação
País: EUA - 1992
Diretor: Quentin Tarantino
Com Harvey Keytel, Tim Roth, Steve Buscemi, Michael Madsen, Chris Pen

SINOPSE:
Uma quadrilha de meliantes tem seu assalto à uma joalheria frustrado, e na fuga, entre mortos e feridos, eles procuram saber quem entregou o jogo, traindo-os.

Enquanto isso, resolvem torturar um policial capturado para que revele algo.

-x-

Cães de Aluguel é um filme diferente. Diferente no bom sentido, pois seu estilo não se vê facilmente por aí, e é um estilo que eu aprecio.

Chama a atenção a montagem sempre em flashbacks, preparada para nos mostrar aos poucos todo o panorama dos fatos pertinentes ao assalto dos diamantes e o que deu de errado.

Tarantino usará em filmes futuros esse tipo de linguagem fragmentada, mas meticulosamente feita para ser instigante.

É curioso o relacionamento dos personagens, uns mais violentos, outros mais racionais, porém todos marcantes.

Á época do lançamento, fiquei com uma forte impressão da famosa cena da tortura/mutilação do policial, que me chocou pela maldade do protagonista e pela maneira que foi filmada, ativando nossa imaginação ao mostrar somente os gritos em determinado momento, mas hoje em dia, acho que não impressiona mais tanto.

Tarantino me parece meio sádico, meio doentio... mas o resultado disso são filmes com cenas poderosas e inesquecíveis...

De qualquer modo, conheço muitos que não gostam dos filmes dele.

Eu sempre penso como seria se reeditassem Cães de Aluguel na ordem em que ocorrem os fatos. Será que pioraria a narrativa?

Nota 8

Para ler somente postagens filtradas com Filmes, ou Tarantino por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" na palavra desejada"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.