quarta-feira, 24 de julho de 2013

RESENHA WW2: 43 - A LISTA DE SCHINDLER


A LISTA DE SCHINDLER -

SINOPSE:
Oskar Schindler é um nazista do tipo oportunista empreendedor, e consegue em meio ao caos, com tantos judeus sendo confinados e mortos, montar uma fábrica, onde chegou a empregar mais de 300.

O problema é que os nazistas vão intensificando suas ações para a “solução final”, que seria o extermínio do povo semita, e Oskar já não suporta mais ter tanto poder e não agir.

A PERSONIFICAÇÃO DO MAL... Uma perfeita caracterização de Ralph Fiennes


Quando um insano comandante assume a região, Oskar se aproxima, como sempre fazia, e ganhando confiança, vai bolando meios de salvar o máximo possível de judeus, nem que para isso, gaste sua fortuna.

-x-

Um dos filmes mais tocantes que um cineasta pode realizar, e que mostra sem pieguice, um verdadeiro herói da vida real, que salva mais de mil pessoas do holocausto nazista.

O diretor conseguiu transformar uma história grotesca e de difícil tato, em um filme fascinante, com momentos sublimes, momentos aterradores, momentos em que dá vontade de fechar os olhos, e momentos extremamente tristes, que só o choro pode tornar a experiência suportável.

Eu sempre disse que jamais veria de novo, pois sofri na época do lançamento, e fiquei realmente impressionado, mal mesmo, mas agora, como meu filho quis ver em nossa maratona da segunda guerra, encarei de novo, e reabri as velhas feridas, pois eu realmente não me conformo que aquilo tenha acontecido.

O filme é simplesmente perfeito! Uma obra prima, que dever ser sempre divulgada para as novas gerações saberem o que temer do potencial humano para realizar coisas nefastas.

E ainda tem quem esnobe o Steven Spielberg. E ainda tem quem seja Neonazista.

Nota 10

Para ler somente postagens da maratona WW2, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "WW2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.