quarta-feira, 28 de maio de 2014

RESENHA:23-2012-OPERAÇÃO SKYFALL

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR OS DETALHES
Skyfall - Operação Skyfall
Espionagem/Thriller/Ação
País: UK, USA
Diretor: Sam Mendes
Daniel Craig, Judi Dench, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Albert Finney

SINOPSE:
James Bond (Daniel Craig), o veterano agente secreto, precisa descobrir quem está orquestrando um plano contra a sua agência.

DANIEL CRAIG: THE ULTIMATE BOND

Primeiro roubam uma comprometedora lista de agentes, depois um atentado à bomba causa uma crise que leva ao afastamento de "M" (Judi Dench )e leva a cúpula do MI6 a julgamento.

-x-

JAMES BOND CAPTURADO PELO PERTURBADO VILÃO SILVA (JAVIER BARDEM)
Numa produção impecável, temos mais uma grande aventura do agente 007, dessa vez com alguns elementos que, para mim, enfraqueceram o enredo.

A AGENTE DE CAMPO EVIE (NAOMIE HARRIS), ANTES DE SE TORNAR MONEYPENNY
Não quero colocar spoilers aqui, mas eu achei a história meio simplória e não encontrei motivações sustentáveis nas atitudes de alguns personagens.

A BELÍSSIMA SEVERINE (BÉRÉNICE MARLOHE)
Em compensação, a cena inicial da perseguição do trem é grandiosa, apesar de um pouco exagerada, nos lembrando que É UM FILME DE JAMES BOND, onde seriam "normais" tais sequências épicas.

Para mim, é antológica a luta climática, quase toda em silhueta, muito bem coreografada entre Bond e um assassino “sniper”, no alto de um edifício.

PERSEGUIÇÃO ÉPICA! NA MELHOR TRADIÇÃO DAS PROEZAS DE DUBLÊS, QUE TANTO MARCAM OS FILMES DE JAMES BOND, SENDO UMA DE SUAS PRINCIPAIS ASSINATURAS.
Achei interessante o enfoque questionador, sobre a idade de Bond e do próprio departamento estar obsoleto, para os tempos modernos, onde cada vez mais o termo "secreto" fica difícil de se manter.
SKYFALL É UMA PROPRIEDADE DA FAMÍLIA BOND, ONDE 007 E M SE REFUGIAM PARA COMBATER SEUS PERSEGUIDORES, E NÃO TEM NADA A VER COM OPERAÇÃO ALGUMA!
Eu não gosto muito do final, na propriedade Skyfall (Sim! Nada a ver o título em português, dado provavelmente por quem nem viu o filme, ou para efeitos dramáticos), da família de Bond, parecendo mais um faroeste, mas a cena de ação imediatamente anterior, a do tribunal, é bem mais empolgante. Aliás, não entendi até agora o porquê de se sentirem mais protegidos ali, naquele fim de mundo.

BÉRÉNICE, BÉRÉNICE... CAIU DO CÉU!
Também critico a escassez de "bond-girls", e a economia em gadgets avançados dados pelo novo "Q". Também acho que não deviam deixar de abrir um filme de 007 com a cena clássica do agente atirando no cano da arma (gun barrel).

Acho estranho que os realizadores estejam fugindo do "estilo" que tanto marcou a franquia por décadas. Não é coisa que um fã típico goste muito... Mas outros fãs devem surgir.

007 E M, ENFRENTANDO SEU DURÍSSIMO DESTINO
Em linhas gerais, não entendo porquê muitos dizem ser esse o melhor filme de 007 dos últimos tempos, pois achei CASINO ROYALE espetacular, mas como um todo, ainda acho SKYFALL bastante assistível, ficando acima da média.

De qualquer forma, os produtores prepararam o terreno para que de agora em diante, as novas aventuras de James Bond estejam mais condizentes com o mundo real, e atual.



Nota: 7

-x-

GUIA DOS EXTRAS DO BLU-RAY:


Como SKYFALL é relativamente recente, os extras estão em formato diferente dos primeiros discos. Com o tempo, imagino que todos serão padronizados... ou não?

*COMENTÁRIOS: *1-Do diretor Sam Mendes
                                2-Bárbara Broccoli, Michael G. Wilson e o designer Dennis Grassner

*BÔNUS:
FILMANDO BOND (59:24 Min)
  -Introdução
  -Sequência de Abertura
  -A Sequência do Título
  -007
  -Q
  -DB5
  -Mulheres
  -Vilões
  -Ação
  -Locações
  -Música
  -Sequência Final
  -M
  -O Futuro

 SKYFALL PREMIÉRE (04:28 Min)

 TRAILLER

 TRILHA SONORA PROMOCIONAL (00:40 Min)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.