sexta-feira, 12 de outubro de 2012

LISTA DE 10 LIVROS FAVORITOS (Que são 12)


01-A Interpretação dos Sonhos
Sigmund Freud
Primeiro uma viagem para o universo interior... Acho que todos devem conhecer os mecanismos da estrutura da mente. Depois de ler, nunca mais seremos os mesmos. UMA OLHADA POR DEBAIXO DE NOSSAS PRÓPRIAS CAMADAS...
02-A História da Filosofia
Will Durant
Que odisséia pelas idéias!!! Arrebatador! Conhecer a mente desses sábios nos encanta e emociona. Will Durant sozinho pode ensinar o principal da filosofia humana nesse resumo maravilhoso. Voltaire, Nietzshe, Shoppenhauer, Spinoza... EU PASSEI A AMAR ESSA GENTE.
03-O Mundo Assombrado Pelos Demômios
Carl Sagan
Agora uma viagem pela cegueira humana. Perto de sua morte, um pessimista Carl Sagan faz desfilar perante nossos incrédulos olhos o pior e o melhor da mente humana. Sua transbordante cultura e ponto de vista nos atingem em vários níveis, nos tornando mais conscientes do ser genial e animal que somos
04-Os Sertões
Euclides da Cunha
De tirar o fôlego! Talvez o melhor livro de aventuras que eu tenha lido. O pior é que é um relato fiel. Nenhum filme ou novela chegou a 1% da poderosa história da restistência e destruição de Canudos. Pena que o português seja dificílimo, tornando a maioria das pessoas distantes do livro.
05-A Volta do Gato Preto
Érico Veríssimo
Genial, divertido, genial, divertido, genial, divertido, genial... e por vai.
Simplesmente inesquecível a maneira como esse cara escreve o que aconteceu com ele enquanto morava nos Estados Unidos, no período em que ele dava aulas. Adorável os diálogos dele com ele mesmo. Para ler e reler.
06-Náufragos, Traficantes e Degredados
Eduardo Bueno
Nossas origens brasileiras. Simplesmente uma máquina do tempo é o que nos proprorciona o genialíssimo Eduardo Bueno. Nãopara parar de ler depois que começa.
Uma overdose de história cultural.
07-O Fogo Sagrado
Michael Collins
Uma epopéia emocionante! Praticamente o diário do primeiro pouso à lua. Um vislumbre do potencial do homem, encontrando paralelo nos feitos da ODISSÉIA.
08-Cosmos
Carl Sagan
Como o seriado dos anos 80, uma aula sobre nós e o universo que nos rodeia. Informação e diversão em linguagem poética. O texto genial de Carl Sagan emociona mais do que informa, e isso não é dizer pouco.
09-Grandes Exploradores
Seleções do Readers Digest
Nossa! Quase sem fôlego, quando acabei de ler, pareceu que tinha acabado de assistir uma maratona de uns 20 filmes de aventuras (Indiana Jones perde). Uma overdose de ação, história e adrenalina EM RELATOS REAIS, com boa documentação (datas, mapas, etc)
É um resumo da odisséia humana pelos pólos, pela lua, pelos desertos e mares nunca dantes navegados. UM ESPETÁCULO QUE VOU SEMPRE RELER ATÉ MORRER.
Para quem gosta de aventuras épicas.
10-O Fim da Infância
Arthur C. Clarke
Uma jóia, uma verdadeira obra prima do bom velhinho A.C.Clarke. Para muitos, seu melhor livro. É instigante o mistério que se abate sobre a humanidade na forma de visitantes alienígenas. Escrito nos anos 50 se não me engano, até hoje provoca impacto, apesar de copiado em filmes e seriados de cinema, mas sua sutileza ninguém captou ainda, a não ser Carl Sagan em Contato.
LINDO DE MORRER!!!! ASSUSTADOR E FILOSÓFICO.
11-2001, Uma Odisséia no Espaço
Arthur C. Clarke
O MAIS MAIS de todos os tempos, em termos de Ficção Científica. Uma obra imperdível que nos arrebata para o passado, para o futuro e para dento de nós mesmos. Simplesmente inenarrável. E isso vale para o filme.
12-Deus, Um Delírio
Richard Dawkins
Um livro que eu gostaria de ter escrito! Muito incisivo, e realmente nos convence porque devemos ser ateus.
O autor, apesar de declaradamente agressivo com o assunto, explica o porque de não ter de usar luvas de pelica. Ele argumenta com brilhantismo que não tem porque a religião se apropriar do verniz de respeitável e inquestionável. DEVEMOS SIM CRITICAR O QUE ELA TEM DE RUIM (Quase tudo afinal). Quem deu poder à religião de poder falar mal de tudo que não seja dela? INCRÍVEL QUE POR EXEMPLO EVANGÉLICOS JULGAM CATÓLICOS DESTINADOS AO INFERNO!!!!
Em saborosos capítulos que simplesmente NÃO DÁ PRA PARAR DE LER, chegamos no final imbuídos da verdade óbvia de que o homem só piorou quando adotou crendices como filosofia de vida, mas MUITO MAIS PARA APRESENTAR UM VERNIZ DE DECÊNCIA do que por filosofia mesmo.
TER MAIS DE 95% DE RELIGIOSOS ENTRE NÓS É UMA VERGONHA PARA UMA RAÇA DITA INTELIGENTE, porém, no horizonte vejo vestígios de perdão para essa massa, já que ninguém tem tanta culpa assim de ser “histérico”.

Para ler somente postagens filtradas com Listas, por exemplo, clique aqui embaixo ao lado de "MARCADORES" em "LISTAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO, ELOGIO OU CRÍTICA. EU ADORARIA CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO.